quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Conhecendo o artista Givaldo Francisco

Olá, colegas!

   Hoje em sala recebemos a visita do artista Givaldo Francisco de Souza. Vamos agora falar um pouco sobre sua vida e obra:





  Durante sua visita a nossa sala, pudemos realizar uma entrevista com Givaldo. Leia abaixo a entrevista. 

Crianças: O que é uma pintura abstrata e figurativa que você faz?
Givaldo: a pintura abstrata não tem forma definida e a figurativa você identifica o que é, mas não tem a preocupação de ficar igual a realidade.

Crianças: Como você faz para pintar sem borrar?
Givaldo: Tendo calma. Na minha técnica, não me preocupo muito, mas na de Romero Brito, já me preocupo.

Crianças: Você já pintou outros materiais além de telas?
Givaldo: Sim, já pintei em camisetas e papel.

Crianças: Por que você usa ideias de outros artistas como Romero Brito e Tarsila do Amaral?
Givaldo: Porque gosto e como são artistas conhecidos, se torna mais fácil de vender os quadros.  

Crianças: Você já borrou uma pintura por querer para poder dar um efeito?  
Givaldo: Sim, na minha própria técnica.

Crianças: Você já fez esculturas?
Givaldo: Não, mas tenho projetos de futuramente fazer.

Crianças: Como você aprendeu a fazer desenhos bonitos?   
Givaldo: Vendo os desenhos de livros e desenhando.

Crianças: Quanto tempo você demora para fazer um quadro?
Givaldo: duas horas dependendo do quadro e da quantidade de detalhes.

Crianças: Qual é o seu quadro mais famoso? Você costuma dar nomes aos seus quadros?
Givaldo: O mais famoso foi o que eu vendi para um marchand que vendeu para alguém da Grécia.

Crianças: Você pode nos ensinar a sua técnica?

Givaldo: Sim.

Givaldo mostrando suas obras às crianças 



Givaldo Francisco falando um pouco sobre as tintas usadas para pintar. 

O início da pintura

Limpando os pincéis



 








Todos atentos ao grande final

Pintando os últimos detalhes do quadro

Fila para pedir autógrafo a Givaldo Francisco  

Momento de autógrafo














Ao final, depois de uma manhã maravilhosa que tivemos com o artista Givaldo Francisco, ele pôde fazer uma apreciação desse momento, de estar em nossa sala de aula, nos ensinando sua arte. Vejam o recado que ele nos deixa:

Pela segunda vez participei de uma oficina de arte numa escola, pintando um quadro ao vivo e mostrando as técnicas de como desenhar e pintar. Eu percebi o grande interesse das crianças pelo mundo da arte, e isso me deixa lisonjeado ao saber que a gente não só ensina mais também aprende com eles o que é arte. Fiquei encantado com as criativas perguntas de Caio, Dante, Elisa, Gabriel, João Pedro, José Ivo, Júlia B., Júlia D., Laura, Lucas, Lui, Luiza, Maiara, Sidney e Vitória. Isso valeu para o meu legado. Pretendo voltar nesta sala de aula outras vezes.    



Tchau, tchau, amigos! 

Até mais

Um comentário:

  1. Adorei o trabalho. A pintura dele lembra a de Romero Brito. Coincidência! Ele também é pernambucano.
    Parabéns!

    ResponderExcluir