quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Arte Rupestre

   Olá, amigos! "Tchuuudo" bem? 
  
   O 3º ano "A" parou no tempo! Este bimestre estaremos estudando a Arte. Hoje falaremos para vocês sobre a Arte Rupestre. Confiram abaixo o nosso texto coletivo.   

   A arte rupestre é a primeira arte que surgiu no mundo, de 30.000 a 10.000 anos a. C. e foi feita pelos homens das cavernas. Esse nome "rupestre" vem da palavra "rupes" que significa rochas, porque eles pintavam nas rochas, nas paredes das cavernas. Mas, além das pinturas, eles também faziam esculturas e construções com pedras. 
   Para fazer essas pinturas, já que não existiam tintas, os homens usavam carvão, sangue e fezes de animais, pó de pedras e argila e também sementes e folhas. Tudo isso era misturado com gordura de animais. Essa técnica ajudou a preservar essas pinturas até os dias de hoje.
   Existem pinturas rupestres espalhadas por todo o mundo. No Brasil existem mais de 700 sítios arqueológicos. 
 Nessas pinturas, os homens desenhavam os animais que eles queriam caçar, porque acreditavam que eles conseguiriam caçar de verdade. Depois, eles passaram a desenhar a vida deles.              
   As esculturas de mulheres feitas naquela época são chamadas de Vênus. Elas tinha que ser pequenas para serem transportadas pela tribo.   






















   E então, gostaram?

   Esperamos que tenham gostado e aprendido muitas coisas sobre a arte rupestre!

   Então, uga, uga, uga!
   
   Até a próxima, amigos!

3 comentários:

  1. ola profs e turma. Legal o que vocês fizeram. Eu já criei meu blog o nome dele é: Malu around the world, maluaroundtheworld.blogspot.com

    tchau

    malu

    ResponderExcluir
  2. Parabéns colega. Professora Carla 13/04/2020.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir