segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Língua Portuguesa - Uso do "M" ou "N"

Oi, galerinha!

Queremos dar uma dica para vocês saberem quando usar "M" ou "N" nas palavras. 



Podemos usar "M" no final das palavras ou antes de "P" e "B". 

Exemplos: 
tambor
Mussum
saltimbancos
embora
ampla 
quindim 
nanquim
um
emblema

E usamos "N" quando está antes de outras consoantes, menos "P" e "B".

Exemplos:
mundo
ansiedade
incorreto
anta
onda
moranguinho
incêndio
andar
nanquim
caranguejo
aprendiz
quindim
lancheira
antes
Antártica  
inferno
agenda
infância
quando  


Esperamos que vocês tenham aprendido a nossa dica para escrever corretamente as palavras. 

Até a próxima!

3° ano "A"  
  

30 comentários:

  1. Dom Lara é um lugar quem nasce lá é Dom Larense ou Donlarense?

    ResponderExcluir
  2. Dom Lara é um lugar quem nasce lá é Dom Larense ou Donlarense?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem designações de regiões (gentílicos) separados (Ce arense, Pau lista), você faz a utilização do último termo e o transforma (Santa Catarina, catarinense). Provavelmente, Larense, seja a resposta correta. Lembrando que existem casos que fogem a regra, como Minas Gerais (Mineiro).

      Excluir
  3. Muito obrigado ajudou bastante.. Tmj!

    ResponderExcluir
  4. Usa-se "M" para termino das frases, porem quando se refere a Éden? Porque não se usa para este caso?

    ResponderExcluir
  5. Tem como explicar a palavra Samsung ? Segundo a explicação acima , a letra "m" e antes de p e b , e final de palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samsung é o nome de uma empresa que não é Brasileira, seu nome não segue as regras do português.

      Excluir
  6. Mt bom minha mãe é professora e me indicou ❤ obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ficar mesmo com vergonha por escrever desta forma.
      Pois sendo, eu acredito que seja uma cidadã brasileira ou naturalizada,deveria dominar a língua de sua nacionalidade.
      Me explique por obséquio,qual o significado desta regra que usã quando se refere a alguma especificidade que precise comunicar com alguém ou falar de você mesma o que isto,esse tal de tô. ...tô com medo tô com saudade tô sozinha o que é esse tô. Queria muito aprender está regra do tô.

      Excluir
    2. Tô é abreviação de "estou" do verbo "estar". Estou com medo (tô com medo) é usado em contextos informais.

      Excluir
    3. Parabéns pela explicação. Explicou sem diminuir as pessoas.

      Excluir
  7. Tenho 15 anos e tenho essa dificuldade do M ou N. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Essas informações estão ajudando a minha filha muito por que ela tem uma atividade falando sobre isso

    ResponderExcluir