Oi, galera que curte o nosso blog!
Nesta semana, na aula de Educação Física começamos a conhecer um pouco sobre a Capoeira. Em casa, com ajuda dos nossos pais, pesquisamos sobre ela.
Fonte da imagem: http://capoeiracapoeirando.wordpress.com/2012/09/19/desenho-para-cartaz-coletivo/ |
Vejam o que pesquisamos:
"A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e completos onde são utilizados os pés, as mãos e elementos da ginástica e acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música".
Pesquisa realizada por Caio. Fonte: www.mundoeducacao.com.
"Ao chegar ao Brasil, os africanos percebem a necessidade de desenvolver formas proteção contra a violência, repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho".
Pesquisa realizada por Maiara
"A capoeira teve origem no Brasil com os escravos da Africa. a capoeira da Angola. A capoeira da Angola foi recuperada pelo mestre Pastinha com a sua academia de capoeira, em 1841. Na capoeira regional tem origem com o mestre Pimba e é a mais praticada no Brasil e em todo o mundo. Na capoeira podemos encontrar a música, a dança, roda, luta, jogo etc. O jogo é composto por ginga, defesa e ataque".
Pesquisa realizada por Lucas
"Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, etc.
A palavra capoeira significa "o que foi mata".
Todos que fazem capoeira tem um apelido".
Pesquisa realizada por Luiza
"Tem muitos grupos de capoeira. Todos que praticam capoeira tem um apelido e tem mudança de estágio tipo karatê".
Pesquisa realizada por Sidney
"A capoeira surgiu assim: os portugueses levaram os negros que eram escravos para o Brasil. Os escravos africanos eram espertos e eles criaram a capoeira".
Pesquisa realizada por Gabriel
"A capoeira surgiu surgiu na Africa e serviu como defesa para os africanos trazidos para o Brasil no período colonial, para se defenderem dos senhores de engenho.
Com o passar do tempo, surgiram vários estilos e no ano de 1930 a capoeira virou esporte nacional e o dia 3 de agosto comemora-se o dia do capoeirista".
Pesquisa realizada por Maria Luísa
"Teve uma época que a capoeira foi proibida no Brasil"
Pesquisa realizada por José Ivo
"A história da capoeira começa no século XVI, na época que o Brasil era colônia de Portugal. A mão de obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos.
Os africanos no Brasil, começaram a desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão. Os senhores proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando um tipo de luta. surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança".
Pesquisa realizada por Dante
"A capoeira acontecia em terrenos próximos as senzalas (lugares que serviam de quarto para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a ajudar a saúde física.
Varias vezes, as lutas aconteciam em campos com moitinhas, chamados na época de capoeirão ou capoeira. O nome da luta surgiu desse lugar.
O estilo mais antigo de capoeira, criado na época da escravidão, é a capoeira Angola. As principais características são: música lenta, golpes próximos ao solo e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira Angola com o jogo rápido de movimentos ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e se utilizam menos da acrobacia. O terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último é o mais praticado hoje em dia. O dia do capoeirista é em 3 de agosto".
Pesquisa realizada por Júlia Dantas
"A capoeira veio da Africa trazida pelos escravos. A história da capoeira começa no século XVI. Muitos escravos vinham da Angola e eles dançavam ao som de músicas. Eles começaram a usar a capoeira como modo de proteção contra a violência dos senhores de engenho.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, mas o presidente Getúlio Vargas viu uma apresentação do mestre Bimba e gostou tanto que transformou a capoeira em esporte nacional".
Pesquisa realizada por Laura
Esperamos que tenham aprendido muito sobre a Capoeira.
Até mais amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário